Roteiro para escolher um programa de PG

EStá chegando a hora da escolha de um bom programa de pós-graduação, a seguir alguns critérios para auxiliar a sua decisão:

Qualificação do corpo docente do programa (CV+discussão)
Dedicação do corpo docente às atividades de ensino, pesquisa e orientação.
Os temas de tese e projetos de pesquisa são atuais e relevantes na área específica?
No caso de temas locais são abordados ou desenvolvidos com a necessária qualidade científica?
As disciplinas e bibliografia utilizadas contemplam as necessidades de formação de um pesquisador, em termos de formação avançada?
As teses e produção científica têm nível de qualidade adequado a um programa de pós-graduação de alta qualidade?
O programa de pós-graduação tem inserção ampla, atraindo alunos e pesquisadores de outros centros nacionais e internacionais?
Qual é a inserção profissional dos egressos.
A produção cientifico/tecnológica do corpo docente é relevante, se considerados os parâmetros internacionais?
A produção é distribuída adequadamente pelo corpo docente?
Há demonstrações evidentes de que um número significativo de membros do corpo docente desempenha papel de liderança e representatividade na sua respectiva comunidade (nacional e internacional)?
A infra-estrutura do programa (laboratórios, biblioteca recursos de informática, etc) é adequada
O programa tem um desempenho, no que diz respeito à produção científica,cultural, artística ou tecnológica, que o torne comparável a similares internacionais de alta qualidade?

Escolha um bom orientador e tenha futuro!