Grupos de Pesquisa

Lapies
Laboratório de Pesquisa em Interação e Engenharia de Software (LAPIES)

Professor Responsável: Profa Drª. Caroline Queiroz Santos e Profa Drª. Leticia Santos Machado
LAPIES está localizado no Departamento de Computação (DECOM), vinculado à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Esse grupo de pesquisa tem como principais objetivos produzir pesquisas sobre Engenharia de Software Empírica, User eXperience (UX) e Interação Humano Computador (IHC). O time LAPIES trabalha para aproximar a pesquisa acadêmica e a indústria nas práticas de desenvolvimento de software.

 
 

Mineração de Textos e Processamento de Linguagem Natural e Aprendizado de Máquina – MTPLNAM

Professor Responsável: Prof. Dr. Marcus Vinícius Carvalho Guelpeli
O grupo de Mineração de Textos e Processamento de Linguagem Natural e Aprendizado de Máquina (MTPLNAM) tem como objetivo pesquisar, gerar conhecimentos e desenvolver aplicações sobre mineração de texto (MT), processamento de linguagem natural (PLN) e aprendizagem de máquina (AM).
Site: http://mtplnam.com.br/site/

 
 

Organização e Sistemas de Informação – OSI

Professor Responsável: Profa Dra. Geruza de Fátima Tomé Sabino
Pesquisar e organizar num banco de dados informações sobre os pequenos produtores artesanais, agrícolas e grupos artísticos populares de Diamantina e seus distritos com um intuito de montarmos um observatório do trabalho artesanal da região e, posteriormente, do Vale do Jequitinhonha. A intenção é que a tecnologia da informação possa apoiar essas atividades econômicas oferencendo sobretudo visibilidade a esses produtores.
Site: http://teios.org

 


Otimização e Inteligência Artificial – OIA

Professor Responsável: Prof. Dr. Alessandro Vivas Andrade
Esse grupo de pesquisa tem como objetivo abordar os tópicos de otimização e inteligência artificial. Tem como objetivo principal propor modelos e algoritmos para problemas de otimização e inteligência artificial.